OFICINA 
                      SOBRE O MEIO FÍSICO 
                      Qualidade da água  Luis 
                        Roberto Takiyama 
                       1. 
                        Apresentação 
                      A 
                        água é um recurso natural essencial para 
                        nossa sobrevivência e a de todas as espécies 
                        que habitam a terra. 
                        A dependência do ser humano em relação 
                        à água é vital, não só 
                        como veículo para a troca de substâncias 
                        do organismo, mas também para a manutenção 
                        da temperatura corporal. Além disso, o homem utiliza 
                        a água para muitos outros fins como lavar roupas, 
                        navegar, nadar e também retira seu alimento de 
                        seres vivos que vivem nela tais como os peixes e camarões. 
                        Mas para tudo isso a água deve manter as propriedades 
                        adequadas aos usos e à vida aquática e ela 
                        vem sendo muito mal tratada pelos seres humanos que jogam 
                        uma variedade de dejetos nos rios, igarapés, lagos 
                        e mares.  
                      
                         
                            
                            Figura 1. 
                              Dejetos na água e utilização 
                              da água sem tratamento. 
                              Fonte: CD-ROM - Água, Meio 
                              Ambiente e Vida – Coleção Água, 
                              Meio Ambiente e Cidadania - SRH/MMA/ABEAS.  | 
                         
                       
                       Vamos 
                        tentar aprender aqui identificar algumas propriedades 
                        da água para verificar se estão acontecendo 
                        mudanças, tanto causadas pela presença do 
                        homem como naturais, na sua qualidade. 
                       2. 
                        O ciclo da água 
                      Na 
                        natureza, a água e a umidade se encontram em contínua 
                        circulação, fenômeno conhecido como 
                        ciclo hidrológico (Figura 2). As águas dos 
                        oceanos, rios, lagos, da capa superficial dos solos e 
                        das plantas evaporam-se por ação dos raios 
                        solares. O vapor formado vai constituir as nuvens que, 
                        em condições adequadas, condensam-se, precipitando-se 
                        em forma de chuva, neve ou granizo. 
                      Quando 
                        as precipitações caem no solo, uma parte 
                        da água escorre pela superfície, alimentando 
                        os rios, lagos e oceanos; outra se infiltra no solo e 
                        uma última parte volta a formar nuvens, regressando 
                        à atmosfera através da evaporação. 
                        É um ciclo sem fim (Figura 1). Assim como a esponja 
                        absorve a água, os solos fazem o mesmo durante 
                        a infiltração, constituindo o que chamamos 
                        de águas subterrâneas. As águas são 
                        armazenadas em diferentes profundidades e essas reservas 
                        são alimentadas por rios, lagoas, canais e águas 
                        provindas de degelo.   
                      
                         
                            
                            Figura 2 – 
                              Ciclo Hidrológico. 
                              Fonte: CD-ROM - Água, Meio 
                              Ambiente e Vida – Coleção Água, 
                              Meio Ambiente e Cidadania. SRH/MMA/ABEAS. 
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                      3. 
                        A distribuição da água no mundo, 
                        no Brasil e na Amazônia 
                       O 
                        volume total de água na Terra não aumenta 
                        nem diminui: é sempre o mesmo. Hoje somos mais 
                        de 5 bilhões de pessoas que, com outros seres vivos, 
                        repartem essa água. O desenvolvimento do ser humano 
                        está em grande parte relacionado à quantidade 
                        e à qualidade da água.  
                        Cada pessoa gasta por dia, em média, 40 litros 
                        de água: bebendo, tomando banho, escovando os dentes, 
                        lavando as mãos antes das refeições 
                        etc.  
                        Apenas 0,7% do volume total de água da Terra é 
                        formado por água potável, isto é, 
                        pronta para o consumo humano. Hoje em dia, quase 2 bilhões 
                        de pessoas não dispõem de água potável. 
                         
                        Hoje, 54% da água disponível anualmente 
                        está sendo consumida, dos quais 2/3 na agricultura. 
                        Em 2025, 70% será consumida, apenas considerando 
                        o aumento da população. Caso os padrões 
                        de consumo dos países desenvolvidos forem estendidos 
                        à população mundial, estaremos consumindo 
                        90% da água disponível.   
                      
                         
                            
                             Figura 3. Usos da água 
                              no mundo.  | 
                         
                       
                      3.1. 
                        Onde a água é encontrada (Figura 4) 
                      - 
                        Mares: 97,5% da água do planeta é salgada: 
                        com esta água não se pode cozinhar; não 
                        pode ser bebida nem usada na indústria ou na irrigação. 
                      - 
                        Calotas polares: onde se encontra a maior parte da água 
                        doce do planeta. Ali pode permanecer milhares de anos 
                        até o degelo. 
                      - 
                        Subsolo: parte da água doce se encontra como água 
                        subterrânea. É factível construir 
                        poços para extraí-la, mas a um custo muito 
                        alto. 
                      - 
                        Rios, lagos e chuvas: é água doce, que é 
                        menos do 1% do total de água do Planeta. Esta é 
                        a água que utilizamos e que deve ser suficiente 
                        para a vida dos seres humanos, das plantas e dos animais. 
                       A 
                        água doce é um recurso escasso. Por isso 
                        é importante mantê-la limpa. 
                      
                         
                            
                            Figura 4. Distribuição 
                              de água no planeta.  | 
                         
                       
                      3.2. 
                        A água no Brasil 
                       Com 
                        uma área de 8.512.000 km2 e cerca de 167 milhões 
                        de habitantes, segundo o último Censo do IBGE, 
                        o Brasil é hoje o quinto país do mundo, 
                        tanto em extensão territorial como em população. 
                        Com dimensões continentais, os contrastes existentes 
                        quanto ao clima, distribuição da população, 
                        desenvolvimento econômico e social, entre outros 
                        fatores são muito grandes, fazendo com que o país 
                        apresente os mais variados cenários. 
                        Apesar dos contrastes, o Brasil tem uma posição 
                        privilegiada perante a maioria dos países quanto 
                        ao seu volume de recursos hídricos, pois possui 
                        13,7% da água doce do mundo; no entanto, apresenta 
                        uma disponibilidade desigual de água. Porém, 
                        68% de água doce disponível do País 
                        encontra-se na bacia Amazônica (Figura 5), que é 
                        habitada por menos de 5% da população.  
                       
                      
                         
                          |     
                              
                            Figura 5. Distribuição 
                              de água no Brasil.  | 
                         
                       
                      O 
                        Brasil registra também elevado desperdício 
                        entre 20% e 60% da água tratada para consumo se 
                        perde na distribuição, dependendo das condições 
                        de conservação das redes. Além dessa 
                        perda no caminho até o consumidor. O desperdício 
                        acontece no exagero do tempo e na forma do banho, na utilização 
                        de descargas no vaso sanitário que consomem muita 
                        água, na lavagem da louça, uso da mangueira 
                        de água como vassoura na lavagem de calçadas 
                        e carros. 
                       
                        4. Os usos da água 
                      - 
                        Agricultura (irrigação) 
                        - Abastecimento Humano e Animal 
                        - Indústria 
                        - Pesca/aquicultura 
                        - Saneamento Básico (recepção de 
                        resíduos) 
                        - Preservação do meio ambiente 
                        - Navegação 
                        - Recreação/Cultura 
                        - Geração de Energia 
                      No 
                        Brasil, assim como no mundo todo, a maior parte da água 
                        é utilizada para a irrigação (Figura 
                        6).   
                      
                         
                            
                            Figura 6. Usos da água 
                              no Brasil.  | 
                         
                       
                      5. 
                        Propriedades da água 
                      5.1. 
                        Odor 
                        A água pura não deve ter cheiro. Se a água 
                        apresentar algum odor, quer dizer que existe alguma substância 
                        presente nela que ocasiona o cheiro. 
                       
                        5.2. Cor 
                        A cor de uma amostra de água está associada 
                        ao grau de redução de intensidade que a 
                        luz sofre ao atravessá-la, devido à presença 
                        de materiais dissolvidos. A água pura não 
                        possui cor, ela deve ser transparente. 
                       
                        5.3. Sabor 
                        A água pura não deve ter sabor. Se a água 
                        apresentar algum sabor, quer dizer que existe alguma substância 
                        presente nela que ocasiona o sabor. 
                      5.4. 
                        Temperatura 
                        Este parâmetro é de fundamental importância 
                        para os sistemas aquáticos terrestres, já 
                        que os organismos possuem diferentes reações 
                        às mudanças deste fator. 
                        Altas temperaturas, tanto na água como no ar, provocam 
                        reações adversas nos indivíduos, 
                        tais como a desnaturação das proteínas. 
                        Este processo é o que acontece quando uma pessoa 
                        está com febre alta (acima de 40ºC) e começa 
                        a delirar, ou desmaia. O organismo desfalece para diminuir 
                        seu metabolismo, diminuindo a possibilidade de danos. 
                        Em compensação, baixas temperaturas, principalmente 
                        para seres dos países tropicais, são prejudiciais, 
                        já que estes possuem muito pouca reserva de gordura 
                        e glicogênio nos músculos, ou cobertura de 
                        pelos/penas para diminuir a perda de calor para o meio 
                        externo, e consequentemente gastando muitas calorias para 
                        nos mantermos aquecidos. 
                       
                        5.5. Turbidez 
                        A turbidez expressa as propriedades de transmissão 
                        da luz através da água ou transparência 
                        da água. Quanto maior a turbidez, menor será 
                        a penetração de luz. Uma água “barrenta” 
                        possui alta turbidez e uma água “limpa” 
                        possui baixa turbidez. A turbidez está relacionada 
                        com a quantidade de material sólido presente na 
                        água. 
                       
                        5.6. pH 
                        O termo pH (potencial hidrogeniônico) é usado 
                        universalmente para expressar o grau de acidez ou basicidade 
                        da água. Podemos ter idéia de acidez quando 
                        tomamos suco de limão. A escala de pH é 
                        constituída de uma série de números 
                        variando de 0 a 14, os quais denotam vários graus 
                        de acidez ou basicidade. Valores abaixo de 7 e próximos 
                        de zero indicam aumento de acidez, enquanto valores de 
                        7 a 14 indicam aumento da basicidade. 
                        O pH é uma importante propriedade da água 
                        porque os seres vivos aquáticos são acostumados 
                        a viver em águas com certos valores de pHs. Se 
                        acontecer uma mudança nesta propriedade, os peixes, 
                        plantas e outros seres que vivem na água podem 
                        adoecer e morrer. 
                       
                        5.7. Salinidade 
                        A salinidade ocorre quando há muito sal dissolvido 
                        na água. A água do mar é salgada 
                        e, podemos ter nas áreas onde os rios desembocam 
                        no mar uma mistura de água doce com a salgada originando 
                        a água salobra. 
                        A salinidade é uma propriedade importante pois 
                        o homem não bebe a água salgada nem salobra. 
                        Existem vários seres vivos que gostam de viver 
                        em água salgada e outros que não suportam 
                        a água salgada. 
                       
                        5.7. Oxigênio dissolvido 
                        O oxigênio dissolvido na água é uma 
                        variável extremamente importante, haja vista que 
                        a maioria dos organismos necessita deste composto para 
                        a respiração. 
                        Naturalmente existem duas fontes de oxigênio para 
                        os sistemas aquáticos: o primeiro é a atmosfera, 
                        e o segundo é a fotossíntese, realizada 
                        pelos seres vivos. Por isso a medida de oxigênio 
                        é muito importante para se determinar o estado 
                        de saúde do sistema. Quando se tem pouco oxigênio, 
                        é provável que haja algum problema na água. 
                        Por exemplo, despejo de esgotos ou restos de comida em 
                        excesso na água fazem com que os organismos microscópicos 
                        que também respiram se reproduzam muito depressa 
                        reduzindo a quantidade do oxigênio dissolvido na 
                        água. 
                       6. Metodologia 
                      6.1. 
                        Materiais 
                        Garrafas de água mineral vazias 
                        Copos de vidro transparentes 
                        Copos plásticos laváveis (não descartáveis) 
                        Coador de papel 
                        Filtros de papel 
                        Termômetro com escala de –10 a 50 oC 
                        Cone de Imhoff 
                        Tiras de papel universal para medidas de pH 
                        Refratômetro 
                        Kit para análise de oxigênio dissolvido 
                        Caderno de anotações 
                        Caneta 
                        Lápis 
                        Borracha 
                        Água destilada 
                      
                      6.2. 
                        Procedimentos 
                      Serão 
                        coletadas amostras semanais as quais serão realizadas 
                        as análises de: 
                        - Odor, cor e sabor 
                        - Temperatura da água e do ar 
                        - Sólidos sedimentáveis 
                        - pH 
                        - Salinidade 
                        - Oxigênio Dissolvido 
                      - 
                        Odor, cor e sabor 
                        As amostras para odor, cor e sabor serão filtradas 
                        em filtro de papel (coador de café) antes de submetidas 
                        às análises.  
                        Deverá ser observado, utilizando um copo transparente 
                        contendo a água filtrada, em frente a um fundo 
                        branco (parede ou folha de papel branca) se a amostra 
                        apresenta alguma coloração, principalmente 
                        amarelada. Descrever a coloração como fraca, 
                        média ou forte. 
                        Para a análise do odor, deverão, no mínimo, 
                        três pessoas cheirar a amostra filtrada e anotar 
                        a característica do cheiro (cheira a que?) e a 
                        intensidade (fraco, médio e forte). 
                        Com relação ao sabor, no mínimo três 
                        pessoas deverão colocar na boca uma pequena quantidade 
                        da água e fazer o gargarejo, cuspindo a água 
                        da boca em seguida. Em seguida, deverão descrever 
                        o sabor em termos da característica (tem sabor 
                        de que?) e da intensidade (fraco, médio e forte). 
                        É importante notar que algumas amostras poderão 
                        ter odor ou cor muito fortes e as amostras que possuírem 
                        estas características não deverão 
                        ser submetidas ao teste de sabor. 
                      - 
                        Temperatura da água e do ar 
                        A medição da temperatura da água 
                        e do ar será feita através de um termômetro 
                        comum, diretamente nos locais de coleta. 
                      - 
                        Sólidos sedimentáveis 
                        O Cone de Imhoff (Figura 7) será utilizado para 
                        a obtenção do volume de sólido sedimentáveis. 
                        Será colocado no cone 1 L de água após 
                        1 hora de descanso (sem agitação do cone), 
                        será lido o volume correspondente aos sólidos 
                        que ficaram no fundo do cone.  
                      
                         
                          | 
   
                            Figura 7. Cone de Imhoff  | 
                         
                       
                      - pH 
                        A 
                        determinação do pH será feita com 
                        o papel universal para pH, o qual é fornecido em 
                        tiras. Para a medição, basta mergulhar a 
                        tira de papel na amostra de água (no próprio 
                        local de coleta) e comparar com a tabela de cores fornecida 
                        pelo fabricante. 
                      - 
                        Salinidade 
                        A salinidade será medida através de um refratômetro 
                        (Figura 8). O procedimento consistirá em: 
                        - Retirar o refratômetro do estojo. 
                        Limpar a janela de vidro do refratômetro com água 
                        destilada e papel toalha de boa qualidade; 
                        - Pingar uma gota de água destilada na janela e 
                        fechar a tampa; 
                        - Olhar no visor contra uma fonte de luz (o sol, por exemplo), 
                        e girar o parafuso de ajuste até que a linha horizontal 
                        coincida com o valor zero na escala do visor. Ajustar 
                        o foco se necessário. 
                        - Retirar o excesso de água e limpar a janela de 
                        vidro do refratômetro com papel toalha de boa qualidade; 
                        - Pingar uma gota da amostra na janela e fechar a tampa. 
                        Com cuidado, olhar no visor contra uma fonte de luz (o 
                        sol, por exemplo), ajustando o foco se necessário 
                        e ler na escala a salinidade da amostra. 
                        - Limpar a janela de vidro do refratômetro com água 
                        destilada e papel toalha de boa qualidade; 
                        - Guardar o refratômetro no estojo.  
                          
                      
                         
                            | 
                          Figura 8. Refratômetro. (1) Janela; 
                            (2) Tampa; (3) Parafuso de ajuste; (4) Segurador; 
                            (5) Ajuste de foco do visor | 
                         
                       
                      - 
                        Oxigênio Dissolvido 
                        As análises de oxigênio dissolvido serão 
                        realizadas através do método de Wrinkler 
                        e serão realizadas pelos professores responsáveis 
                        devido a necessidade do manuseio de produtos químicos. 
                       
                        6.3. Coleta de amostras 
                      1. 
                        Com copo de coleta 
                        Mergulhar o copo a uma profundidade de 20 cm abaixo do 
                        nível da água, recolher o copo cheio e descartar 
                        a água. Repetir mais duas vezes e na terceira manter 
                        a água dentro do copo para as análises. 
                      2. 
                        Com garrafa de coleta 
                        Mergulhar a boca da garrafa a uma profundidade de 20 cm 
                        abaixo do nível da água, encher toda a garrafa 
                        e descartar a água. Repetir mais duas vezes e na 
                        terceira manter a água dentro da garrafa, tampando-a. 
                        Identificar a amostra, escrevendo a identificação 
                        na garrafa. 
                      Observações 
                        - Coletar, de preferência, no meio ou longe das 
                        margens do rio, igarapé ou lago. 
                        - Evitar coletar galhos, folhas, insetos mortos ou outros 
                        materiais indesejáveis. 
                        - Observar se há muito lixo, galhos ou folhas na 
                        água no local da coleta. 
                        - Anotar se houve chuvas fortes na região no dia 
                        da coleta ou nos dias anteriores. 
                        - Anotar: data, hora, local, maré (enchente ou 
                        vazante). 
                       
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